Energia orgone ou vital de Wilhelm Reich: o que é e como funciona

energia orgone

Pesquisas pioneiras do Dr. Wilhelm Reich provaram cientificamente a existência da energia orgone

Alvo de diversas polêmicas, dúvidas e teorias, a Energia Orgone foi popularizada pelo Dr. Wilhelm Reich, médico, psicanalista e cientista natural austro-húngaro a partir dos anos 40. Entretanto, há mais de quatro mil anos que os seres humanos têm conhecimento sobre essa energia orgônica ou energia vital. Chamada de “prana” pelos hindus, que creem que ela está no ar e nos alimentos, a energia orgone se acumula e circula pelo nosso corpo e vem direto do Cosmos.

Os pontos de acupuntura dos chineses são baseados nela, condensados em pequenos pontos espalhados pelo corpo, os “chi”. Pitágoras chamava a energia orgone de “Pneuma” na Grécia Antiga; os magos da Polinésia, Kahunas, de “maná”; e Samuel Samuel Hahnemann, médico criador da homeopatia, de “força vital”.

Não importa a sua denominação, o fato é que a energia orgone sempre esteve presente na história da Humanidade, mas foi apenas com os estudos de Reich que ela pôde ser comprovada cientificamente.

Mas, o que é Energia Orgone?

A Energia Orgone, capaz de influenciar até o clima com a ajuda de outros dispositivos, está presente em toda a atmosfera, desde o cosmos até o fundo do mar, nas pessoas, animais e plantas. Presente universalmente, essa energia vital é responsável por desempenhar funções vitais de toda a criação, regendo nossas ações e oferecendo a vitalidade necessária para os mares e o corpo humano, por exemplo.

A denominação “Ergone” foi criada pelo Dr. Wilhelm Reich, que iniciou seus estudos práticos na área psiquiátrica como aluno de Freud. Com trabalhos nos campos da Biologia e da Física, Reich “descobriu” a energia orgônica. Para provar a sua existência, ele desenvolveu diversos dispositivos, que chegaram a medi-la e a fotografá-la, o que comprovou que essa energia é física e real.

Primordial e livre de massa (podendo formar partículas em determinadas condições), a energia orgônica está em todas as coisas vivas e penetra todos os tipos de matéria em diferentes níveis de velocidade. Assim, ela interage, é atraída e absorvida pelos campos em que passa, sendo mais atraída ou repelida de acordo com cada um. A substância que mais capta a energia orgônica é a água, já que ela é fortemente atraída para as coisas vivas.

energia orgonica

Energia Orgônica segundo Wilhelm Reich

Entre 1897 e 1957, período em que viveu, Wilhelm Reich estabeleceu as leis e propriedades que regem essa “energia vital”, elaborando trabalhos e testes que provaram a existência da energia, alçando-a ao nível da ciência.

O Dr. Reich escolheu o nome “Energia Orgônica” para homenagear a matéria Orgônica, que mais atrai energia, e o orgasmo, a energia que origina a vida e é a maior manifestação desse material biológico nos seres vivos. Em 1940, o médico precisava de mais energia para prosseguir nos seus estudos, e foi então que ele desenvolveu um equipamento capaz de captar a energia vital da Terra por meio de materiais não metálicos.

Na época, Reich construiu uma caixa com paredes com camadas de matéria orgônica e metálica para concentrar cerca de três a cinco vezes mais energia dentro do que fora da caixa. Foi assim que nasceu a sua primeira Caixa Orgônica, que ele nomeou de ORAC  (Orgone Energy Accumulator – Acumulador de Energia Orgone).

Em nome da ciência e em busca da verdade sobre os efeitos da Energia Orgônica, Reich realizou testes e experimentos práticos com voluntários por mais de 10 anos em tratamentos de diversas doenças, como depressão, insônia e, principalmente, o câncer.

Os altos graus de efetividade da Caixa Orgônica fizeram com que o austríaco chamasse a atenção de um órgão do governo americano correspondente à ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o FDA (U.S. Food And Drug Administration). Mais de 10 anos de boicote aos procedimentos de Reich em busca de problemas, denúncias ou efeitos colaterais ou prejudiciais dessa terapia não foram capaz de gerar sequer um único depoimento negativo sobre o uso da Caixa Orgônica: pelo contrário, todos os voluntários divulgaram apenas opiniões positivas.

Circulação e concentração de Energia Orgone em seres humanos

Dentro das técnicas da Ciência Ocidental, todos os estudos e pesquisas de Reich levaram em conta dados biológicos e psicológicos. Apesar de buscar a verdade na área da Ciência, o médico concebeu também uma percepção sobre a distribuição e concentração da Energia Orgone nos seres vivos. Para ele, todos os músculos são associados a um só neurônio, o Sistema Neuromuscular, que une os sistemas nervoso e muscular.

Nesse sentido, o cérebro e a rede neuronal são os responsáveis pelas memórias e os músculos, por armazenar as emoções, por isso a grande concentração de Energia Vital nessas áreas do organismo humano.

Para redistribuir essa energia em outros pontos do corpo, gerando mais saúde, disposição e vitalidade, é recomendado o uso regular da Caixa Orgônica por períodos de cerca de 15 a 30 a minutos por dia ou semana de acordo com a sua disponibilidade.

Seja o primeiro a avaliar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Me chame no WhatsApp